Blog
Blog

Blog

Como a Síndrome de Peter Pan pode influenciar no seu NÃO Emagrecimento

Cintia Seabra

JVocê costuma procurar dietas milagrosas para emagrecer? Tenta soluções que prometem perder peso de um dia para a noite? Sofre com o efeito sanfona? A Síndrome de Peter Pan pode estar influenciando o seu NÃO emagrecimento!

Isso mesmo, você pode sofrer de uma síndrome que te impede de encarar a realidade como ela é. Fazendo com que você encontre na comida o refúgio que tanto busca. Essa síndrome afeta cada vez mais homens e mulheres adultos que estão acima do peso. Será que essa é a raiz do seu problema?

Como saber se eu tenho a Síndrome de Peter Pan?

“Trabalhar é difícil demais. É muita responsabilidade, chego a sentir uma tensão constante por isto. Tem que cumprir prazos, exigências, chegar na hora, dar conta de uma carga muito grande de trabalho. É muita pressão! Chega no final do dia me sinto esgotada, sem energia.

Casamento e filhos são outras coisas que exigem demais do meu tempo, da minha vida. É muito compromisso, responsabilidade para dar conta de tudo. Admiro quem é casado e ainda tem filhos, mas isso não é para mim! Imagina só, ter que trabalhar o dia todo fora e ainda chegar em casa e cuidar das crianças, do jantar, da casa, dar atenção ao marido...

O bom mesmo é chegar do trabalho e deitar no sofá com um balde bem grande de pipoca e assistir minhas séries na Netflix. Ficar lá com as pernas para cima, ver filmes, navegar nas redes sociais, ver vídeos, comer chocolate, sorvete, pedir pizza… Isso sim, eu amo fazer! É só descontração, nessa hora não penso em nada. É tão bom!”

E aí? Se identificou com alguma dessas situações? Pois bem, então é bem possível que você esteja sofrendo com a Síndrome de Peter Pan.

Pessoas com essa síndrome tem uma tendência a olhar para o trabalho é verem responsabilidades, pressão, tensões... Vê no casamento, nos filhos e na casa mais responsabilidades aumentando a carga de estresse diária. Atividades profissionais e compromissos parecem sempre serem difíceis demais. O medo fala sempre mais alto; e a inclinação para sentir-se insegura e despreparada para lidar com tudo isto, é gigante!

Se esse é o seu caso, então vou te apresentar a Síndrome de Peter Pan e explicar porque ela atrapalha o seu processo de emagrecimento! Vamos lá?

O que é a Síndrome de Peter Pan?

A configuração desta síndrome se dá quando o indivíduo apresenta idade emocional infanto juvenil, quando não há congruência com a idade que consta nos documentos. Ou seja, uma pessoa de 40 anos ainda tem idade emocional de 15. Dessa forma, apesar de ser um adulto, com emprego e responsabilidades, carrega um sentimento como se fosse um adolescente de 15 anos de idade. Tem dificuldade em assumir responsabilidades e compromissos, muitas vezes é dependente demais de outras pessoas e apresenta enorme dificuldade em lidar com a realidade, pois como uma criança ou adolescente, tem uma fantasia bem exacerbada sobre os fatos.

Pessoas com a síndrome de Peter Pan, muitas vezes escutam de seus amigos e familiares que parece uma criança ou um adolescente, seja porque tem comportamentos com tal, apresentam dificuldades para lidar com a realidade como ela é ou são extremamente inseguras e medrosas com os compromissos e responsabilidades da vida adulta.

Lembra-se da sua infância? Quando você não precisava se preocupar com os boletos que estavam chegando, quando o almoço estava na mesa na hora certa, quando a roupa voltava lavada e passada para sua gaveta? Sua única preocupação era brincar, imaginar e fantasiar. De fato era uma boa fase, não é mesmo? Acontece que algumas pessoas ainda vivem como se estivessem com 10 anos de idade.

Pessoas com idade emocional infanto juvenil tendem a viver em um mundo de fantasia, com muita imaginação; e querem controlar tudo para que saia exatamente como elas imaginam. Entretanto, quando no dia a dia, as coisas não acontecem como elas imaginam, fazem “birra”; como uma criança que se joga no chão, querendo um chocolate no supermercado.

É comum continuar com comportamentos e pensamentos infantis. Há quem diga que não quer crescer, que ser adulto dá muito trabalho, é difícil.... E enquanto brincava e se divertia em seu mundinho, via nos pais que o universo adulto era uma coisa chata, como acordar cedo, trabalhar, cuidar da casa… As crianças que viam os pais dessa forma, crescem imaginando que ser adulto exige demais, é muita responsabilidade, pressão, tensão...

Imagine uma pessoa com idade cronológica de 40 anos vivendo com uma idade emocional de 15 anos; é bem possível que este indivíduo tenha imensa dificuldade para lidar com as frustrações, responsabilidades e compromissos da vida adulta. É como se nunca estivesse pronto para lidar com a realidade do dia a dia, que pode ser desde compromissos com o trabalho, família e criação dos filhos.

O resultado disso são pessoas inseguras, sem autoconfiança e cheias de medo e pavores. Sofrem ao encarar a realidade e acabam gerando problemas em vários âmbitos da vida. Um deles é a briga contra a balança.

Como a Síndrome de Peter Pan atrapalha o emagrecimento

Pessoas que costumam fugir ou não lidar bem com a realidade podem buscar consolo e conforto na comida, como uma forma de refúgio para aquilo que dói dentro de si.

Um jeito de ser, meio infanto-juvenil, pode tomar conta quando o dia de trabalho acaba; tornando-se muito fácil se jogar no sofá e passar horas na netflix, por exemplo. Quem padece com a síndrome de Peter Pan até pode ser uma pessoa altamente comprometida com as responsabilidades do trabalho, porém quando trata-se de si mesmo, tem dificuldade até para tomar o remédio na hora certa. Isto é, tender a ser pessoas com baixo compromisso e responsabilidade com elas mesmas.

Pessoas com a Síndrome de Peter Pan, costumam se sentir despreparadas e inseguras para conversas mais sérias ou com autoridades, como com chefes, por exemplo. Sendo bastante comum também, não conseguirem falar o que pensam nestas situações. Falar não então, pode ser a maior dificuldade tratando-se de relacionamentos.

Dificuldade para se posicionar, engolem o que não querem, passam por cima de si e a sensação nesta hora é sempre horrível e dolorosa, podendo desencadear, portanto, episódios de compulsão alimentar.

A síndrome de Peter Pan pode ser marcada também pela fantasia das dietas ou fórmulas milagrosas e desejar ser magra quase que, instantaneamente.

A maneira de conseguir emagrecer de verdade é vencer a Síndrome de Peter Pan. É colocar o pé no chão e cair na realidade. Eliminar peso também é um compromisso e responsabilidade de “gente grande” e você vai se sentir bem melhor com este autocuidado. Bem, se você se identificou em algum (ou em vários) aspectos deste artigo e deseja mudar este quadro, busque por auxílio psicológico.

Ser adulto tem suas responsabilidades. Mas é algo importante, porque com isso você também tem a sua liberdade! A liberdade de ser quem você nasceu para ser. A liberdade de viver a vida que você nasceu para viver. Estar acima do peso é sofrido demais, porque além de todos os problemas de saúde que pode causar, também atrapalha sua autoestima. Te impede de ser quem você realmente é, afinal, você se sente com vergonha do seu corpo, das roupas que usa, se sente mal com os comentários... E uma forma de você ter um corpo magro e uma vida leve, é olhar com muito carinho e atenção para o jeito que você está vivendo a vida.

Que tal mudar este cenário já?

Quer assistir o vídeo que fiz sobre este assunto? Clique aqui

Cintia Seabra
Mais posts

Pode gostar também de ...