Blog
Blog

Blog

3 Razões porque sua Compulsão Alimentar é PIOR no fim do dia (Consideração)

Cintia Seabra

Quantas vezes você já saiu do trabalho pensando no que iria comer ao chegar em casa? Ou quantas vezes você foi direto comprar comida ou passou para comer em algum lugar antes de ir para casa? Quantas vezes você chegou, após um longo dia de trabalho, abriu a geladeira e comeu tudo o que encontrou pela frente? A frequência destes pensamentos e atitudes podem ser alguns dos sinais de compulsão alimentar.

Vale adiantar que o compulsivo, geralmente apresenta maior descontrole com a comida, ao fim do dia e começo da noite. Para muita gente, esta é a hora do famoso “eu mereço,” Afinal, depois de tanta coisa que você enfrentou em sua rotina, nada mais reconfortante do que comer, não é mesmo? Bem, existem algumas razões que explicam o motivo porque o transtorno da compulsão alimentar piora nesse horário; e caso você não suporte mais a sensação de culpa, não aguente mais enfiar o pé na jaca, a hora é agora de ler esse artigo e entender o que faz você comer, descontroladamente, ao fim do dia. E claro, aprender a lidar com o problema e resolvê-lo!

Vamos lá?

Entenda o que é a compulsão alimentar

Para você entender o que acontece com sua mente, primeiro precisa compreender o que é esse transtorno alimentar. A compulsão alimentar é um problema onde o indivíduo encontra na comida um refúgio, um acalanto ou até uma forma de tentar melhorar o seu dia. Pode ser causada por vários motivos, como as emoções e os sentimentos. Geralmente acontece com quem tem dificuldade de lidar com o que sente.

Tem gente que come descontroladamente porque está triste. Outros porque estão preocupados demais. Com medo, felizes, estressados e principalmente, cansados. Esse sentimentos são as principais gatilhos para fazer com que a pessoa que tem vício por comida, procure fugir do que está sentindo, comendo bobagens, como chocolate, pipoca, salgadinhos, bolachas ou o que tiver em casa (ou no caminho para casa).

A compulsão alimentar é causada por fatores de base emocional-psicológica; e quem tem o vício em comida, come com a intenção de “alimentar a alma” ao invés de comer para alimentar o corpo. É um jeito de passar por cima do que está sentindo. Só que depois a consequência é um sentimento profundo de culpa, arrependimento, fracasso e a sensação de estômago muito cheio.

Quando não tratada, a compulsão alimentar pode acarretar em obesidade e outras doenças graves, como diabetes, por exemplo. Sem contar o estrago que faz na autoestima, na sensação de capacidade e autoconfiança do indivíduo. A pacientes que relatam se sentir um “lixo”.

Se você sente uma vontade absurda de comer no fim da tarde ou começo da noite, se a ideia torna-se obsessiva na sua cabeça e você só sossega depois de comer qualquer bobagem, atenção! Este pode ser um sinal de compulsão alimentar.

Quer saber mais detalhes porque isto acontece? Vem comigo, que vou te explicar!

1- É a hora do “eu mereço!”

Já usou a frase “eu mereço!” para justificar a comilança após um dia puxado? Acredite, você não faz isso à toa! A rotina é cansativa demais e você acaba enfrentando muitos problemas diariamente. Pode ser cliente que dá trabalho, patrão que fica no pé, a meta que você ainda não bateu, e tudo isso acaba causando uma grande pressão em você.

Todas essas pequenas coisinhas que acontecem no seu dia acabam causando um grande estresse sobre você. No entanto, é seu trabalho e você precisa lidar com ele, não é mesmo? E a solução é simples: Chegar em casa e comer aquela caixa de chocolate porque “você merece”, já que aguentou mais um dia de trabalho exaustivo. É a sua recompensa!

Aliás, outra frase muito usada para tentar justificar o descontrole com a comida ao fim da tarde, é o famoso “meu dia foi tão difícil... Mereço um chocolate!”

Para resolver a compulsão alimentar torna-se fundamental, você descobrir a sensação ou sentimento que está te jogando para o vício em comer. Cansaço e estresse, por exemplo, são os dois principais gatilhos que impulsionam inúmeras pessoas a comer no fim do dia, como uma forma de atenuar o desconforto que o cansaço e estresse provocam.

2 - Cansaço físico e mental excessivo

Já pediu em algum delivery porque estava cansada demais para fazer o jantar? E quantas vezes faz isso na semana? A segunda razão está interligada com a primeira. E, dos mesmos criadores do “eu mereço”, vem aí o “estou cansada demais para fazer comida e lavar a louça! Vou pedir pizza”.

Como já disse, o cansaço é gatilho campeão da compulsão alimentar. Pessoas cansadas estão sempre estressadas, principalmente quando tem uma rotina atarefada, seja no trabalho, na faculdade ou em casa. Esse estresse e cansaço são piores ao fim do dia e começo da noite, e a explicação é bem simples. É exatamente o momento em que você está de saco cheio de tanta coisa, tantas responsabilidades, problemas e quer apenas relaxar, e procura fazer isso comendo!

Neste contexto, comer acaba sendo reconhecido pelo teu cérebro, como uma forma de relaxar. Quando no fundo, o indivíduo ao invés de comer, precisaria descobrir formas para lidar com o cansaço e com seu estresse. Um banho quente e relaxante, ouvir uma música suave ou uma fazer uma massagem, podem ser boas alternativas para passar a vontade desesperada de comer. Portanto, fica a dica: Identifique o que você está sentindo no fim do dia e início da noite e cuide/resolva esse sentimento/sensação.

3 - Pensar nos problemas

Fim do dia chegou, hora de ir para casa! Já no trânsito você começa a pensar no que terá que fazer ao chegar em casa. Tem louça pra lavar, roupa para lavar e passar, casa para limpar, precisa passar na escola pegar as crianças, ir ao mercado, farmácia e ainda tem que fazer o jantar...

Esse cenário não parece nada relaxante, não é mesmo? E piora quando você começa a pensar nas dívidas, nos boletos que estão chegando, naquele dinheiro que ia entrar e não entrou, naquele problema no portão que você tinha que resolver e esqueceu, naquela discussão que teve antes de sair de casa, na briga do filho na escola…

“Puxa, depois de uma jornada de trabalho tão pesada, depois de passar o dia todo fora de casa, ainda tenho que aguentar tudo isso!?”

E o resultado desse pensamento já podemos prever: Chegar em casa e ir direto para a geladeira beliscar qualquer bobagem. Depois cuido do resto!

Percebeu que as 3 razões pelas quais a compulsão alimentar é pior no fim do dia estão interligadas? Você se sente cansada e estressada com o trabalho, mas sempre tem muita coisa para resolver em casa. Então “eu mereço” comer mais um pouquinho. É exatamente nesse horário que você também entra em contato com sentimentos como a tristeza, medo, solidão e até carência. É a hora que você está olhando, prestando atenção em como sua vida está.

Nestes casos, o vício em comida é uma alternativa para anestesiar uma realidade que está incômoda . Afinal, as coisas estão pesadas demais, não é mesmo? Mas claro, anestesiar a realidade jamais é resolvê-la. E depois da comilança o que sobra é muita culpa, mal estar consigo, sensação de fracasso e estômago cheio.

Pessoas que tem um certo descaso com o que sentem, fazem vistas grossas com suas emoções e ignoram seus desconfortos emocionais, tendem a desenvolver episódios de compulsão alimentar; e o fim do dia pode ser aquela hora que tudo bate mais forte: o cansaço, o estresse que você passou no dia todo, as preocupações quando você olha para seus problemas pessoais, enfim… Se você estiver em um grau intenso de sofrimento com episódios recorrentes de compulsão alimentar, busque por auxílio psicológico. Um profissional especializado poderá te ajudar a lidar com tudo isto que você sente e não sabe o que fazer, e por isso come descontroladamente.

Se você quiser, assista ao vídeo referente a este tema e veja outros detalhes. É só clicar no vídeo:

Cintia Seabra
Mais posts

Pode gostar também de ...