Blog
Blog

Blog

5 Coisas que NÃO FUNCIONAM para você que quer saber como Tratar Compulsão Alimentar

Cintia Seabra

A compulsão alimentar é um transtorno que está cada vez mais atingindo pessoas nos mais variados níveis. É um problema que pode ter algumas causas, entretanto a mais certeira é a dificuldade em lidar com os próprios sentimentos. Em busca de respostas sobre como tratar a compulsão alimentar, muita gente acaba acreditando em promessas milagrosas que podem até trazer um efeito temporário, mas logo a situação se agrava e lá vem mais alguns quilos para a conta.

O descontrole com a comida gera um impacto no peso corporal; nesta hora olhar-se no espelho é doloroso demais, pois se enxerga uma pessoa incapaz, fraca e desacreditada que pode comer apenas o necessário. Essa relação excesso de comida e excesso de peso virá um monstro horrível dentro da cabeça, tirando a paz de qualquer um.

Se você sente na pele o sofrimento da compulsão alimentar, se a sua cabeça só pensa em comida o tempo todo e você não sabe mais o que fazer para sair dessa, continue lendo esse artigo, porque aqui separei 5 coisas que não funcionam para tratar a compulsão alimentar. Elas podem até ajudar a perder peso, mas para solucionar o transtorno não funcionam. Talvez, você até já caiu no conto do vigário e já tentou alguma dessas coisas. E agora você vai compreender porque não deram certo.

1 - Dietas restritivas e jejum intermitente

Esse tipo de estratégia para perder peso é um tiro no pé para quem tem compulsão alimentar. Tanto as dietas restritivas como o jejum são privações severas de muitas coisas. Ao excluir itens de sua alimentação, automaticamente você ficará pensando nelas, lembrando que não pode isso ou aquilo. Isso fará com que o seu cérebro fique doido querendo justamente o que não pode.

Você pode até começar essa dieta na segunda. Mas, com o passar dos dias, o teu cérebro não vai lidando nada bem com a privação e quando você percebe, basta lidar com algo difícil, como uma raiva, uma frustração ou qualquer emoção negativa e você se joga na comida, descontroladamente, outra vez.

A compulsão alimentar se resolve melhorando a relação com a comida e jamais se resolve tirando a comida da frente. Não é comendo menos que se trata a compulsão alimentar, mas sim sabendo porque come quando se come.

2 - Seguir a dieta das blogueiras

Não precisa parar de seguir todas as blogueiras! Mas é preciso que você entenda uma coisa muito importante para saber como tratar o transtorno alimentar da compulsão:

Muitas dessas blogueiras que você segue, até pouco tempo atrás eram pessoas desconhecidas que estavam acima do peso e que conseguiram atingir o seu peso ideal. E aí, tiveram a grande ideia de dividir sua caminhada com pessoas como você: descontentes com o próprio corpo por estar acima do peso.

No entanto, a maioria dessas blogueiras famosas não são profissionais especialistas. Não são profissionais da saúde e do emagrecimento. São pessoas normais que conseguiram emagrecer. E, o que funciona para elas, pode não funcionar para você. Afinal, existe a individualidade, o que significa que o seu organismo é único. Sua história de vida é única. Bem como a sua caminhada para chegar no corpo que está hoje (seja ele magro ou não).

Uma relação saudável com a comida, é o reflexo de uma relação saudável com você, com a sua vida, com as pessoas do seu entorno. A compulsão alimentar é um grito que algo na sua vida não vai bem, que você não está sabendo gerenciar suas emoções e que tem aspectos psicológicos da sua história, que merecem ser olhados e resolvidos com ajuda de um Psicólogo, por exemplo.

3 - Coach de emagrecimento

Talvez este tópico te deixe intrigado. Afinal, eu, Cintia Seabra, sou Coach de Emagrecimento e te digo que coaching de emagrecimento não combate compulsão alimentar. Calma que te explico melhor!

Muita gente faz somente a formação em Coaching e logo em seguida se intitulam como Coach de Emagrecimento. Entretanto, essas pessoas nem sempre são também profissionais da saúde, como psicólogos, nutricionistas ou médicos. Entenda que elas, como Coach de Emagrecimento, podem até ajudar você emagrecer, mas se você tiver o transtorno da compulsão alimentar é só questão de tempo para você voltar a padecer com o efeito sanfona, isto é engordar tudo novamente ou mais um pouco.

Isso acontece porque a compulsão alimentar é uma doença emocional/psicológica; e um coach de emagrecimento que não seja um profissional de saúde, não terá recursos especializados para resolver o seu descontrole alimentar. É preciso entender que a compulsão alimentar não é só questão de “fechar a boca”, há um vício em comida que precisa ser tratado, como se trata qualquer outro vício - drogas, álcool, fumo...

4 - Remédios para emagrecer

Esses são terríveis para quem quer emagrecer. Funcionam como fórmulas mágicas que realmente fazem perder peso logo, mas assim que se pára de tomar, os quilos que se foram voltam e ainda trazem mais alguns na bagagem.

E pior, os remédios para emagrecer também potencializam os episódios de compulsão alimentar. Se você já tomou e hoje sofre com esse transtorno, saiba que o seu problema pode ter começado aí. Se você está pensando em tomar, tenha cuidado! Porque não vai tratar o seu problema na raiz, dará apenas uma sensação de sucesso momentâneo, mas tudo pode ficar horrível quando você interromper o uso.

Considere que, pessoas com compulsão alimentar, necessitam de um tratamento com um profissional especialista: Psicólogo, Psiquiatra ou Nutricionista. Não é uma questão somente de baixar o ponteiro na balança, mas sim de ter uma vida mais leve, aprendendo a ter equilíbrio emocional.

5 - Desafio de 30 dias

Ninguém tem tempo a perder e o resultado? Quero para ontem! Assim é o desafio de 30 dias. Um desafio cada vez mais comum nas redes sociais. E a ideia é simples: mudar a sua vida em 30 dias, fazer um tratamento intensivo para queimar gordura e atingir o peso ideal.

E aí, durante 30 dias você fica obcecado, focado em manter o ritmo para perder peso. Come alimentos saudáveis, pratica exercício, bebe água, corta determinados tipos de alimentos e posta tudo isso nas redes sociais. É até animador ver toda sua determinação, mas você está se esquecendo de um detalhe importante: Esse pique de vida você não vai conseguir manter por muito tempo. Até porque seria insuportável viver assim, com tantas renúncias, sofrimentos e claro, a vida sempre tem seus imprevistos. E o seu emocional?
Lembra que é ele que te joga para comida?

O fato é, os 30 dias acabam, você provavelmente está eufórico com os resultados. Mas aí o ritmo vai diminuindo e as frustrações do dia a dica começam a tomar conta novamente. E aí no primeiro imprevisto, no primeiro descontrole emocional, você busca refúgio na comida.

Apesar de ter conseguido o sucesso nesses 30 dias, o problema pode voltar como uma grande bomba. O seu relacionamento com a comida piora, as crises de compulsão alimentar tornam-se mais severas e intensas. Afinal, você focou em perder o peso, mas esqueceu de eliminar o causador do problema. Lembre-se: peso é um sintoma, você precisa lidar com a causa, ir na raiz do problema para curar a compulsão alimentar e emagrecer de verdade.

Para quem tem compulsão alimentar, nenhuma fórmula milagrosa e rápida funciona a longo prazo. Nenhuma delas irá te ensinar a ter um relacionamento saudável com a comida. Nenhuma delas irá te ensinar a lidar com suas emoções e lidar com a sua vida.

Compulsão alimentar tem a ver com um jeito que você está lidando com a sua realidade de vida, não tem absolutamente a ver com o seu peso. Tem a ver com a vida e não com o corpo, por mais infeliz que você possa estar com ele.

Não procure formas de perder peso rapidamente, procure saber como tratar a compulsão alimentar.

O transtorno de compulsão alimentar é uma doença que pode ser tratada e resolvida, desde que você tenha o apoio de profissionais de saúde, como psicólogos, médicos ou nutricionista. Leve a sério o que te faz sofrer, liberte-se do vício por comida. Não hesite em buscar ajuda para ter uma vida leve e um corpo magro. E caso queira assistir o vídeo em que abordo sobre este tema, veja aqui

Cintia Seabra
Mais posts

Pode gostar também de ...